terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Introdução


Começo este blog dedicado à divulgação de Alhões com a descrição de onde se encontra. Alhões pertence ao concelho de Cinfães e ao distrito de Viseu. Situa-se na zona Norte de Portugal, na serra de Montemuro.
























Deixo-vos com algumas imagens de um moinho de água típico de Alhões.

A mó de pedra
















A balança.
















Visto de fora.

















A saída de água.

24 comentários:

  1. Parabens pelo blog!
    O vento e a àgua fria desta aldeia correm-me nas veias. Sou filho de quem là nasceu e sò là é q està bem. Bons ares. Pena estar a ficar deserta a pouco e pouco.
    Gostava de ver + fotos de là e saber + sobre ela.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo Blogue. Continua pois há tanta coisa a dizer sobre a nossa aldeia.Como as ultimas fotografias são do moinho a moer o minho, gostava de ver tambem o pão já cozido no forno de lenha.Já fui tão feliz nestas paisagens.

    ResponderEliminar
  3. parabens pelo blog e muito bom termos onde ver e escrever sobre a nossa aldeia este moinho deve ser o moinho joana

    ResponderEliminar
  4. Não, este moinho é da tia Jacinta

    ResponderEliminar
  5. A pessoa que me criou é de Alhões e, por isso, pssei férias na aldeia no verão de 1970 e 1971. Guardo muitas recordações de Alhões onde, na altura, só se chegava de burro. Sou medico e escritor e estou a escrever um romance passado numa aldeia da serra de Montemuro... Serei um visitante assíduo dests blog.

    ResponderEliminar
  6. Recordo com alegria todos os grandiosos meses de Agosto ai passados.
    Alhões, terra de ar puro, erguida nessa bela serra, onde o sol nasce radiante e a noite nos contempla com um céu sempre unico ... estrelado.
    Estarei sempre por aqui pois, Alhões está comigo... sempre :) basta sonhar com esse recanto e num instante estou ai presente.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  7. Olá, antes de mais parabéns pelo Blogue, esta ideia de a aldeia mais linda deste país ter um blogue é excelente.Chamo-me Cristina e desde os meus cinco meses de idade que passo o mês de Agosto nessa aldeia maravilhosa. Sempre sonhei poder ir morar para aí , mas as circunstancias da vida não o permitiram ainda. Os meus avós e Mãe nasceram e cresceram nessa aldeia, sinto me filha da terra.
    Tenho muitas fotos desta aldeia que trago no meu coração, caso haja necessidade é só pedir.
    Cumprimentos e saudades a todos aqueles de se sentem ligados a esta aldeia.

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, gostaria de agradecer e dar os parabéns a quem teve a feliz ideia de fazer este Blog. Por outro lado, gostaria de dizer que nessa terra fui bastante feliz em todos os anos que la fui. Penso que as razões são evidentes, pelo menos para todos aqueles que lá vivem, já viveram, visitam, ou já tiveram o prazer de visitar Alhões. Para os que não visitaram e virem este Blog, recomendo que visitem esta aldeia.
    Abraço a todos;)

    ResponderEliminar
  9. minha aldeia linda , que te tenho dentro do meu coracao ,os tempos que ai passei e passarei , jamais serao em vao ,,,,. ai nasci e cresci 18 anos sem dai sair guardo no meu coracao tudo o que ai aprendi e conheci .,

    ResponderEliminar
  10. ola alhoes .,hoje e dia de festa ai na nossa aldeia ,celebra-se o sao plagio ,padroeiro da nossa terra ,QUEM ME DERA AI PODER ESTAR tantas saudades que tenho ... para as pessoas que ai passam ,divirtam-se muito aproveitem bem esta festa ....muitas recordacoes tenho para sempre

    ResponderEliminar
  11. Linda terra Alhões no meio da serra de Montemuro, onde a paisagem não acaba. Alhões como eu começo tão bem, desde casas, ruelas, fontes, campos e pessoas. Os meus pais nasceram nesta linda aldeia com muita tradição. Cheguei a lá viver durante 1 ano com a minha querida avó Cezaltina, grande mulher que trabalhou quase até aos 90 anos como quase todas as pessoas daquela terra. Oh tempo volta para trás, vou ter muitas saudades.
    Quem não comece Alhões, não exite e visitá-la, não se vai arrepender.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  12. Sou a Maria Emília Pontes e nasci e vivi em Alhões até aos treze anos. Tenho 76 anos e todos os anos para aí vou em Agosto. É a terra mais linda do mundo. Beijos a todos

    ResponderEliminar
  13. 8 Dias

    Faltam apenas 8 dias para o mês tão esperado de muitos, eu com muita pena só irei ficar por esta aldeia maravilhosa 6 diazinhos mas, mais vale 6 dias neste sitio de ar puro do que um ano inteiro na poluição. Viva o mês de Agosto, Viva Alhões.
    Está quase.... :)

    ResponderEliminar
  14. atenção domingo 19Agosto é a feira das portas. divirtam-se

    ResponderEliminar
  15. aproveito para deixar um abraço para quem está longe. zé carlos. bola pr`á frente

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente já não sei o que é uma feira das portas á alguns aninhos :(, estas coisas é para quem pode e merece lol, a minhas férias por agora já se acabaram, em Novembro estou batida na aldeia maravilha novamente, mal posso esperar para apanhar as belas castanhas :). Um abraço para os que ainda gozam as belas férias em Alhões.

    ResponderEliminar
  17. boa noite ,, ha mais de dez anos que nao vou a feira das portas mas ainda nao me esqueci das muitas vezes que la fui .... divertia-me imenso, ia sempre a pe de manha cedo com as vacas eu e o meu pai pelo monte , era espetacular

    divirtam-se quem puder ir

    ResponderEliminar
  18. breve começam a aparecer os tortulhos bora a eles

    ResponderEliminar
  19. tartulhos !!!!! nunca gostei de comelos mas gostava muito de os achar!! e muito fixe!!!!!saudades desta terra linda ,, ate novenbro

    ResponderEliminar
  20. Novembro, eheheh se tudo correr bem lá estarei na primeira semaninha, gosto bastante de apanhar castanhas. E já deve fazer um friozinho, delicioso e bom para estar á lareira ou ao lume com os mais velhos. Até lá então.

    ResponderEliminar
  21. oi malta de ALHOES tudo bem?????

    ainda ha pouco tempo ai estive

    abracos

    ResponderEliminar